PROJETO TRÂNSITO
JUSTIFICATIVA:
No desfile de 07 de setembro de 2011 de nossa escola foi abordado o tema transito pela educação infantil, algumas de nossas crianças desfilaram com placas de sinalização, carros de utilidade publica confeccionados em EVA e outras ainda com uniforme da guarda municipal acompanhadas pelos próprios profissionais, o desfile em si não trouxe tantos questionamentos por parte das crianças, mas quando nos reunimos para ver as fotos no data show tirado no dia do desfile o reconhecimento deles foi surpreendente então os questionamentos e considerações foram demasiadamente interessantes.
Dado o fato chegamos à conclusão da necessidade deste trabalho ser realizado através de um projeto para conscientização das crianças sobre normas de trânsito, sua utilidade, funcionamento e a importância na coletividade, despertando valores como respeito pela própria vida e a vida dos outros.
OBJETIVO GERAL:
Este Projeto visa atender as necessidades e expectativas de nossa clientela que fazem o uso constante do trânsito, sendo tema transversal a ser trabalhado na educação infantil trazendo de forma lúdica e prazerosa o conhecimento e a noção do sistema de trânsito, sua regras e particularidades até às nossas crianças através das seguintes disciplinas: Linguagem Oral e Escrita; Matemática; Natureza e Sociedade; Música; Artes Visuais e Movimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Identificar a ‘Educação no trânsito como fator de segurança e utilidade pessoal e pública;
Ø Reconhecer os profissionais que trabalham no trânsito;
Ø Ter a noção das regras e sinais de trânsito;
Ø Criar situações de aprendizagem onde as crianças possam refletir e participar de forma concreta;
Ø Ensinar o respeito às regras;
Ø Trabalhar valores como: respeito, paciência, tolerância, humildade e responsabilidade;
Ø Estimular as percepções tátil, visual e auditiva;
Ø Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
Ø Observar o movimento de pessoas dentro e ao redor da escola;
METODOLOGIA:
Ø Palestra com agente da guarda municipal;
Ø Música;
Ø Produção de carrinhos com sucata;
Ø Elaboração de um circuito para experiência concreta das crianças;
Ø Histórias;
Ø Exposição de fotos
Ø Vídeo educativo;
Ø Roda de conversa;
Ø Brincadeiras;
Ø Montagem de painéis
Ø Passeio nas proximidades da escola;
Ø Atividades de letramento com o tema;
Ø Atividades de psicomotricidade;
Ø Jogos matemáticos envolvendo situações problemas.
AVALIAÇÃO:
Este momento baseia-se na observação do professor, avaliando o envolvimento das crianças, a concentração, se houve alguma mudança em seus hábitos no decorrer dos acontecimentos e o interesse e entusiasmo de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário