terça-feira, 20 de setembro de 2011

atividade 3.3 Grupo Educação Infantil

PROJETO TRÂNSITO

JUSTIFICATIVA:
No desfile de 07 de setembro de 2011 de nossa escola foi abordado o tema transito pela educação infantil, algumas de nossas crianças desfilaram com placas de sinalização, carros de utilidade publica confeccionados em EVA e outras ainda com uniforme da guarda municipal acompanhadas pelos próprios profissionais, o desfile em si não trouxe tantos questionamentos por parte das crianças, mas quando nos reunimos para ver as fotos no data show tirado no dia do desfile o reconhecimento deles foi surpreendente então os questionamentos e considerações foram demasiadamente interessantes.
Dado o fato chegamos à conclusão da necessidade deste trabalho ser realizado através de um projeto para conscientização das crianças sobre normas de trânsito, sua utilidade, funcionamento e a importância na coletividade, despertando valores como respeito pela própria vida e a vida dos outros.

OBJETIVO GERAL:
            Este Projeto visa atender as necessidades e expectativas de nossa clientela que fazem o uso constante do trânsito,  sendo tema transversal a ser trabalhado na educação infantil trazendo  de forma lúdica e prazerosa o conhecimento e a noção do sistema de trânsito, sua regras e particularidades até às nossas crianças através das seguintes disciplinas: Linguagem Oral e Escrita; Matemática; Natureza e Sociedade; Música; Artes Visuais e Movimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Identificar a ‘Educação no trânsito como fator de segurança e utilidade pessoal e pública;
Ø  Reconhecer os profissionais que trabalham no trânsito;
Ø  Ter a noção das regras e sinais de trânsito;
Ø  Criar situações de aprendizagem onde as crianças possam refletir e participar de forma concreta;
Ø  Ensinar o respeito às regras;
Ø  Trabalhar valores como: respeito, paciência, tolerância, humildade e responsabilidade;
Ø  Estimular as percepções tátil, visual e auditiva;
Ø  Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
Ø  Observar o movimento de pessoas dentro  e ao redor da escola;



METODOLOGIA:

Ø  Palestra com agente da guarda municipal;
Ø  Música;
Ø  Produção de carrinhos com sucata;
Ø  Elaboração de um circuito para experiência concreta das crianças;
Ø  Histórias;
Ø  Exposição de fotos
Ø  Vídeo educativo;
Ø  Roda de conversa;
Ø  Brincadeiras;
Ø  Montagem de painéis
Ø  Passeio nas proximidades da escola;
Ø  Atividades de letramento com o tema;
Ø  Atividades de psicomotricidade;
Ø  Jogos matemáticos envolvendo situações problemas.



AVALIAÇÃO:

Este momento baseia-se na observação do professor, avaliando o envolvimento das crianças, a concentração, se houve alguma mudança em seus hábitos no decorrer dos acontecimentos e o interesse e entusiasmo de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário