terça-feira, 23 de agosto de 2011

TRÂNSITO : O RESPEITO A SINALIZAÇÃO.


PLANEJAMENTO
ESCOLA MUNICIPAL “VINICIUS DE MORAES”.
ÁREA: GEOGRAFIA.
CONTEÚDO:  TRÂNSITO : O RESPEITO A SINALIZAÇÃO.
TEMPO PREVISTO: 4 AULAS.
PÚBLICO ALVO: 2º ANO.
PROFESSORAS: ELAINE CRISTINA BERNARDINO, ADALGISA FERREIRA ALVES.
 JUSTIFICATIVA
      Possibilitar a criança o acesso as noções básicas do trânsito, visualizando quais cuidados que devemos ter para que a nossa locomoção se torne segura. Conscientizando as para que se tornem  cidadãos participativos  na organização do trânsito, perguntando sobre as placas e os sinais encontrados em diversos locais. Quais as placas que elas se lembram? Onde viram? O que querem dizer? O que mais chamou a atenção na placa? Fazer um passeio com os alunos nas proximidades da escola com o objetivo de observar as sinalizações, pensando sobre o que acham e que cada uma quer dizer, através das setas e símbolos. Nesse processo, leve o grupo a conversar com funcionários e outras turmas da escola para colher sugestões de sinalizações úteis ao convívio social prevenindo-as dos acidentes, despertando de tal forma a convivência, os valores, o respeito pela própria vida e a vida de outros.

OBJETIVO GERAL
    Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
OBJETIVOS:
ü  Propiciar as crianças, por meio de atividades variadas a conhecer a função da sinalização no dia a dia.
ü  Levantar hipóteses, confrontar idéias e buscar informações para interpretar símbolos.
ü  Desenvolver hábitos de um pedestre e condutor consciente.                           Identificar sinais e placas.
ü  Aprender a respeitar as autoridades do trânsito.
ü  Ler simbolicamente.
ü  Trabalhar com regras.
ü  Estimular a socialização.
RECURSOS:
Aparelho de som/ CD;
DVD;
Data Show;
Computador;
 Atividades Impressas;
Maquina digital;
METODOLOGIA:
       Realizar junto com as crianças uma encenação do transito onde cada uma representará um papel. Relatos de trajetos feitos pelas crianças. Histórias*Fom,Fom;Músicas( sugestão Cd:  da Xuxa) . Produções Textuais. Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente a escola: pais, crianças, os cuidados que precisam ter.Palestra: Sobre o Trânsito. Confecção de carrinhos de papelão.Entrevista com aluno guia e guarda de trânsito; Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito; Passeio nas  proximidades da escola observando o movimento carros,  pedestres e faixasAVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observando o interesse e desempenho das crianças.





Nenhum comentário:

Postar um comentário